sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

VISITA À ESCOLA DOS GRANDES

Na passada Sexta – feira, dia 28 de Novembro, foi um dia diferente para nós. Recebemos a visita dos meninos do Jardim-de-Infância do Seixo de Ansiães. Fizemos a dramatização da história da raposa e do corvo com fantoches. Conhecem a história?


Era uma vez uma raposa que andava a passear pela floresta. Entretanto…
- Hum! Que cheirinho bom …donde virá? Cá para mim deve ser queijo caseiro! E eu que estou com tanta fome! Já há três dias que não como nada! Afinal é o amigo corvo e tem um queijo no bico! Tenho de descobrir uma maneira de lho roubar. Se eu tivesse asas era fácil, mas assim como poderei fazer? Já sei …
- Olá amigo corvo, ouvi dizer que cantas muito bem como gostaria de te ouvir cantar!
O corvo muito vaidoso começa a cantar e o queijo cai-lhe do bico.
- Obrigada, amigo corvo, era mesmo isto que eu queria. Eu fui mais esperta, para a próxima vez desconfia de quem te elogia.


No fim pintámos as imagens, recortámos e reconstruímos a história.
Depois do intervalo todos aprendemos a fazer um fantoche igual ao corvo com meias velhas que tínhamos trazido de casa. Os meninos do Jardim – de – Infância também fizeram fantoches com a ajuda das professoras e levaram-nos para a sua escola. Eles gostaram muito. Trouxeram-nos uma lembrança que todos gostámos. Eram bombons metidos numa embalagem enfeitada por eles com carimbos alusivos ao Natal.
Divertimo-nos muito, foi uma manhã diferente!

EB1 de Selores
A turma B do 1º e 2º ano de Carrazeda de Ansiães tiveram a 6º aula do PNEP.
Deste vez a actividade consistiu em identificar mentalmente o som inicial de cada palavra e por sua vez agrupar as palavras em função do som inicial.

Actividade do 1º ano




Actividade do 2º ano


quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Exploração de textos

É bom ser educado

O meu texto fala que devemos ser educados.
Eu, quando chego a casa, dou um beijinho à minha mãe e aos avós. Quando vou para casa dou as “boas-noites” e digo “até amanhã”. Quando a minha mãe compõe o cabelo, eu digo-lhe, “estás muito bonita”. Nós, os dois, ficamos muito contentes. Quando me oferecem alguma coisa, eu digo-lhe, “obrigado” e por isso devemos ser bem-educados com as pessoas.

Ricardo 2.º ano Castanheiro

É bom estudar na escola

Muitos de nós somos ensinados a dizer “bom-dia” e boa noite a todas as pessoas da família. Mas também é agradável dizer "olá", quando chegas a casa, ou "já cheguei", em vez de perguntar logo o que há para comer. As palavras que utilizamos têm o poder de magoar o outro ou de os alegrar. Tenta ouvir o teu irmão ou os teus amigos em vez de os criticar. Tenta reparar quando alguém está bonito ou fez um bom trabalho. Se disseres à tua mãe “gosto dos teus olhos”, vamos ficar ambos muito contentes.

Tânia 2.º ano Castanheiro