sexta-feira, 5 de dezembro de 2014


Queres comprar um livro para oferecer no Natal?
Aparece no polivalente da escola sede.


Foto: Felipe Sasso
Fonte: https://www.flickr.com/photos/felipesasso/4015981106

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência


3 de dezembro

Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência




Hoje comemora-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, para alertar e sensibilizar o mundo para os problemas das pessoas portadoras de deficiência.
As pessoas com deficiência devem ser respeitadas e amadas. São pessoas como as outras, só que precisam de ajuda para fazer as mesmas coisas.
Na nossa escola, comemorámos esta data com atividades alusivas ao tema. Fizemos um grande cartaz com as nossas mãos a representar o Mundo e as diferentes raças/pessoas que nele existem. Também escrevemos textos, fizemos recolhas de pensamentos e elaboramos calendários de bolso que distribuímos pela comunidade educativa.


Texto coletivo elaborado pelo grupo de Educação Especial

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

1 de dezembro - Dia da Restauração da Independência de Portugal




"Durante 60 anos, viveu-se em Portugal um período que ficou conhecido na História como "Domínio Filipino". Depois do reinado de Filipe II (I de Portugal), veio a governação de Filipe III (II de Portugal) e Filipe IV (III de Portugal). Estes reis governavam Portugal e Espanha ao mesmo tempo, como um só país.

Os portugueses acabaram por revoltar-se contra esta situação e, no dia 1 de Dezembro de 1640, puseram fim ao reinado do rei espanhol num golpe palaciano (um golpe só para derrubar o rei e o seu governo).

 Sabias que havia também defensores do rei espanhol em Portugal? Mas o povo não gostava disso porque o País não era governado com justiça e havia muitos problemas e ataques às províncias ultramarinas e, especialmente, ao Brasil. Na altura, a Duquesa de Mântua era vice-rainha e Miguel de Vasconcelos era escrivão da Fazenda do Reino. Tinha imenso poder.

 No dia 1 de Dezembro de 1640, os Restauradores mataram-no a tiro e foi defenestrado (atirado da janela abaixo) no Paço da Ribeira. Filipe III abandonou o trono de Portugal e os portugueses escolheram D. João IV, duque de Bragança, como novo rei.

 O dia 1 de Dezembro passou a ser comemorado todos os anos como o Dia da Restauração da Independência de Portugal, já que o trono voltou para um rei português."


Na Escola Básica fizemos uma pequena dramatização com os atores acima, em pose desfilados, e ouvimos o hino da restauração.