quinta-feira, 7 de abril de 2016

Projeto "Uma biblioteca para todos!"

Decorreu mais uma sessão do Projeto "Uma biblioteca para todos!" com os alunos do 3º e 4º ano. Hoje, o Ulugbek, o Zashurbek e o Tuichi leram e ouviram uma história através da Biblioteca de livros digitais do PNL e depois criaram  a sua pequena história em BD utilizando a ferramenta digital "Make Beliefs Comix".







quarta-feira, 6 de abril de 2016

Projeto eTwinning sobre a Páscoa

O Projeto eTwinning "Let's celebrate Easter together" já está concluído.
A Páscoa festeja-se, de facto, de muitas maneiras diferentes e fomos partilhando com os nossos colegas de outros países as nossas tradições e a nossa forma de viver a Páscoa.


Quadras na cartola

O último dia da Semana da Leitura ficou recheado de visitas à biblioteca da EB1. A equipa da BE recebeu-os e, com grande entusiasmo, os alunos foram retirando quadras da cartola, lendo e anunciando os autores. Estas quadras já tinham sido oferecidas pelas turmas, por alturas do Carnaval, à biblioteca mas, naquele dia, todos tiveram a oportunidade de conhecê-las.
Antes de tirarem umas quadras da cartola e as lerem, os alunos tiveram de fazer uma coisinhas engraçadas...




 "Põe um dedo no nariz e outro no umbigo! Outra no umbigo e no nariz!"


"Dá uma volta à mesa a dizer nó-ni!"



Grande animação na biblioteca no último dia de aulas!



Kahoot para os alunos do 7ºB

Na quinta-feira da Semana da Leitura, o 7ºB recebeu a professora bibliotecária para jogar um Kahoot sobre a obra d' O Cavaleiro da Dinamarca. Os vencedores foram o José e do Miguel. No final, ainda houve tempo para realizar um outro de cultura geral. Desta vez, venceu o grupo do Leandro e do Pedro.



terça-feira, 5 de abril de 2016

Miguel Midões na nossa escola

O escritor e jornalista Miguel Midões, licenciado em Comunicação Social pela ESEC, apresentou os seus livros "Filigrana e o Concílio dos Gatos" e “Filigrana e os Descobrimentos da Saudade” no dia 16 de março, integrado na Semana da Leitura do nosso agrupamento. Miguel Midões foi recebido por todos os alunos da escola sede de Carrazeda de Ansiães. Realizaram-se, com o apoio da Associação de Estudantes, duas sessões onde o escritor abordou o seu percurso enquanto jornalista e enquanto escritor de livros infantis. 







No final dos encontros, houve sessões de autógrafos.







Miguel Midões também tomou conhecimento do projeto "Protege o teu mundo!" (clica para acederes à página do projeto no Facebook) e foi-lhe oferecida uma garrafa de 1,5 l de água com o slogan "Uma pequena pilha de relógio torna 500 l de água impróprias para consumo - 333,333 garrafas de litro e meio".


Para terminar, a Patrícia do curso profissional TEAC realizou uma pequena entrevista com o escritor na biblioteca.




Miguel Midões e a professora bibliotecária Vera Pessoa

Feira do Livro

A nossa Semana da Leitura teve uma feira do livro na biblioteca durante três dias. Todas as turmas do agrupamento puderam visitar esta Feira, ter contacto com diversos livros e adquirir o livro ou livros preferidos.
Os dez alunos do concurso "Rostos de Misericórdia" cujos desenhos foram selecionados (realizado por EMRC, EV e a biblioteca) apresentaram o seu cheque-brinde de 10 euros e levaram um livro para casa.