EMRC,
o que é? Para que serve?
Pela professora
de EMRC: Fernanda Moreira
Neste fim de ano, de
escolaridade, a professora de EMRC vem dar uma palavrinha aos mais pequeninos e
aos mais crescidos que durante o ano anterior e neste ano tem colaborado com
ela enriquecendo a disciplina com os seus trabalhos, as suas opiniões e as suas
questões sempre pertinentes.
Também quero,
aproveitar este espaço, para responder a duas questão que os mais pequeninos e,
também, os alunos mais crescidos colocam: O que é EMRC e para que serve?
EMRC (Educação Moral
Religiosa Católica) é um espaço de diálogo, que a Igreja Católica, ao abrigo da
Concordata entre o Estado Português e a Santa Sé, coloca nas escolas e que
procura transmitir valores ético ou morais aos alunos de um modo gradual
atendendo ao seu nível de escolaridade e de desenvolvimento psíquico e afetivo;
mas mais do que transmitir valores, esta disciplina, procura debatê-los com os
alunos permitindo mostrar-lhes que há valores na vida humana que merecem ser
vividos com responsabilidade e com maturidade tais como: a verdade, a
solidariedade, a justiça, o respeito pelo outro, o amor, a esperança, a fé, o
direito à vida, entre outros. Estes são valores morais ou éticos que necessitam
ser aprofundados na vida das nossas crianças e jovens que muitas vezes se
pautam por valores novelísticos e televisivos em que o outro é visto como um
meio e não como um fim, em que o meu querer se quer sobrepor ao querer do outro,
sem respeito pela sua consciência e pela sua dignidade de ser humano criado por
Deus. EMRC é assim um processo educativo comunitário que visa proporcionar o
diálogo e a interação entre os alunos e o professor para leva à vivência destes
valores na vida de cada um.
A segunda pergunta:
Para que serve EMRC?
Para melhor
podermos compreender o que é Educação Moral Religiosa e Católica, devemos
partir do conceito de Educação que pode ser definida “como o processo através
do qual se transmitem, se desenvolvem e adquirem conhecimentos, atitudes e
valores, normas de comportamento, crenças e sensibilidades” (Dr. Pablo A.
Jiménez). EMRC enquadra-se dentro desta definição de educação indo um pouco
mais longe, procurando ser um espaço no qual a Igreja procura levar a que os
alunos desenvolvam conhecimentos, valores, atitudes, e praticas que refletiam a
fé em Jesus.
.
São Paulo já deu
e dá a resposta a esta pergunta na segunda carta a Timóteo, terceiro capítulo,
versículo 14 a 17 (2 Tm 3, 14-17): “Tu, porém, permanece firme naquilo que
aprendeste e creste. Sabes de quem aprendeste. E desde a infância conheces as
Sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a
sabedoria que conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo. Toda a Escritura é
inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para
formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para
toda boa obra.”
O próprio Deus
vê a educação como uma missão, podemos constatá-lo no Salmo 78, 5-8: “Ele promulgou uma lei para Jacó, instituiu uma lei
em Israel, prescrevendo aos nossos pais que a dessem a conhecer aos seus
filhos; para que a geração vindoura o soubesse, e os filhos que haveriam de
nascer o narrassem aos seus próprios filhos e assim pusessem em Deus a sua
confiança, não esquecendo as Suas ações, mas guardando os Seus preceitos”.
Um dos principais propósitos da educação cristã é
libertar a mente dos alunos através do seu crescimento em Jesus Cristo:
“Estai de sobreaviso, para que ninguém
vos engane com filosofias e vãos sofismas baseados nas tradições humanas, nos
elementos do mundo, em vez de se apoiar em Cristo” (Colossenses 2, 8).
Depois destes esclarecimentos reproduzo alguns
trabalhos feitos pelos alunos do primeiro ciclo, após a interiorização dos
valores que foram abordados nas aulas de EMRC.
Trabalhos feitos
pelos 3ºC;D;E, sobre amizade; a mãe; o amor de Jesus por todos ao celebrar a
Páscoa; a celebração do ano da fé e a paz.