Guiões e Tutoriais

Criar um Book Trailer

Ao aceitar a tarefa de desenvolver um book trailer, deves visualizar a maneira como vai ser representado. O que vês quando pensas no teu livro? E como queres que os leitores o vejam?

Um book trailer não almeja ser um trailer de filme. Ele tem um objetivo próprio, que é introduzir um livro ao leitor de maneira multissensorial, e segue as suas próprias regras e estilo.

Os princípios de um Book Trailer

Os book trailers são vídeos de aproximadamente 1:30 min, com roteiro e trilha sonora, além de apelo visual adequado. Em geral, há a presença de narração, seja por escrito ou falada.

O vídeo não tem a intenção de resumir a história, mas sim atrair a atenção do público em uma espécie de sinopse aberta. Isto é, mais vale despertar a curiosidade do que responder a perguntas.

Em outras palavras, o trailer deve ser simples e envolvente. É importante manter essas características em mente ao desenvolver o trailer, considerando os recursos que tens em mãos. Tenta fazer algo dentro de tuas possibilidades e é provável que o resultado saia mais profissional do que se tentasses dar um passo maior do que as tuas pernas.

Não confundas “simples” com “fácil” no entanto,  um trailer é uma peça de marketing e, quanto mais curta uma chamada de marketing, mais eficazes devem ser as palavras escolhidas. Tens por volta de 1:30 min para cativar  o teu público. Cuida bem do roteiro.

Apresenta os elementos principais da história para que o leitor tenha alguma noção do que esperar e lança questões que só podem ser respondidas pelo livro. Frases de efeito cativantes também são uma boa ideia.

Escolhe os teus recursos

É importante escolheres cuidadosamente a fonte da letra a utilizar e também no posicionamento do texto. Evita opções muito comuns ou exageradas. Evita letras como a Comic Sans, por exemplo.

Para encontrares a tua fonte ideal, uma boa ideia é procurar sites especializados onde podes fazer download de pacotes, como o DaFont, onde encontrarás diversas opções organizadas por estilo.

Lembra-te de que o que queres fazer é um vídeo, não um livro. Por isso, exibe pouco texto de cada vez. O ideal seria uma quantidade de palavras um pouco inferior à das legendas. Afinal, a ideia é oferecer destaque e causar impacto, não apenas passar informações.

Na hora de escolher a banda sonora, existem alguns sites que disponibilizam músicas e efeitos sonoros catalogados por estilo, género, entre outros. Algumas opções são pagas como o soundsnap e o 300 Monks, outras são versões gratuitas, por exemplo recursos disponibilizados pela ERTE - https://erte.dge.mec.pt/Conta-nos-uma-historia-recursos-audio . Escolhe faixas com direitos de uso gratuito, caso contrário, terás de comprar os direitos.

A maioria dos book trailers possuem apenas narração escrita, portanto, a presença de um narrador pode ser um grande diferencial no teu trailer.

Algumas pessoas sentem-se confiantes a narrar vocalmente os seus próprios book trailers. Caso tenhas uma boa dicção e uma voz agradável, adequada para o tom almejado no vídeo, esta é uma opção interessante.

No entanto, uma narração mal feita ou gravada com equipamentos de baixa qualidade causará uma sensação de amadorismo no vídeo. Por isso, em geral, é melhor optar por textos ou locutores profissionais.


Vamos aprender a fazer um Book Trailer?
Há vários recursos mas deixamos aqui algumas hipóteses:

BITEABLE:

POWTOON:
Conhece ainda o recurso Book Creator:






Queres aprender a criar um mural digital? Aprende aqui a utilizar o Padlet. Fácil e intuitivo. 
Apresenta o teu trabalho com o Padlet.

Torne o ensino mais produtivo, colaborativo e relevante

Tutoriais Microsoft Teams
Vamos deixar aqui um conjunto de tutoriais para docentes, alunos e também para os pais sobre o recurso Microsoft Teams.










Agora, um Guia para pais e alunos.


Para criar reuniões:
 



Vais agora assistir a um tutorial que te vai permitir explorar melhor uma ferramenta digital para criar frisos cronológicos: TIMETOAST




Queres aprender a criar vídeos de uma forma muito simples? Vê esta ferramenta digital chamada
BITEABLE

 






























Plickers é daqueles serviços que se pode enquadrar nos serviços de avaliação formativa, sistemas de resposta, isto porque permite recolher na hora informação/opinião da nossa audiência. Até aqui nada de novo, até porque existem imensos serviços deste género na web...

O interessante do Plickers é que a recolha da opinião é feita através de papéis que são lidos com o nosso tablet ou smartphone e os alunos não necessitam de ter nenhum instrumento digital!



Ou seja, aos alunos damos somente um papel que contempla quatro possibilidades de resposta(A,B,C,D) lançamos a pergunta e cada aluno mostra o seu papel com a sua escolha/resposta. 



O professor com o seu tablet/smartphone, faz um scan de todas as respostas. No tablet o professor vai vendo as respostas dos alunos e ao mesmo tempo no projetor é mostrado quem já respondeu. A diferença é que no tablet visualizamos as respostas que cada aluno deu.

A aplicação funciona muito bem e é rápida a recolher a informação, o scan é feito de longe não sendo necessário aproximar muito. O ideal é ter sempre o periférico(Tablet/Smartphone) que vai fazer a leitura sempre na vertical

A aplicação web contempla a criação e edição de turmas: é aqui que se faz a atribuição do cartão ao aluno; uma livraria de questões que vamos criando e que nos permite atribuir às turmas criadas, os relatórios de todas as questões que colocamos e claro, os cartões para imprimir.

Funciona em Android e IOS.










https://localtvwghp.files.wordpress.com/2015/10/ojcbilvdfser9gbl17rjxq.jpg

Pode utilizar o Google Drive para:

  • Organizar fotos e vídeos em pastas.
  • Manter todos os seus ficheiros num só local.
  • Partilhar ou inserir fotos no Documentos, Folhas de cálculo e Apresentações.
  • Carregar ou sincronizar ficheiros para vê-los em qualquer lugar.













Tutorial Make Beliefs Comix (criação de bandas desenhadas)



Tutorial Pixton (criação de bandas desenhadas)

 


Tutorial LINO (cartazes digitais)


  

Guiao de Pesquisa de Informação

Ler mais publicações no Calaméo

Guião de Pesquisa de Informação. Disponível em  http://www.escolasdestantonio.edu.pt/files/62/Guiao_pesquisa_1-2ciclo.pdf. Consultado 1 01/10/2015.



Tutorial Prezi

Aprende em 15 minutos