Criar um Book Trailer
Ao aceitar a tarefa de desenvolver um book trailer, deves visualizar a maneira como vai ser representado. O que vês quando pensas no teu livro? E como queres que os leitores o vejam?
Um book trailer não almeja ser um trailer de filme. Ele tem um objetivo próprio, que é introduzir um livro ao leitor de maneira multissensorial, e segue as suas próprias regras e estilo.
Os princípios de um Book Trailer
Os book trailers são vídeos de aproximadamente 1:30 min, com roteiro e trilha sonora, além de apelo visual adequado. Em geral, há a presença de narração, seja por escrito ou falada.
O vídeo não tem a intenção de resumir a história, mas sim atrair a atenção do público em uma espécie de sinopse aberta. Isto é, mais vale despertar a curiosidade do que responder a perguntas.
Em outras palavras, o trailer deve ser simples e envolvente. É importante manter essas características em mente ao desenvolver o trailer, considerando os recursos que tens em mãos. Tenta fazer algo dentro de tuas possibilidades e é provável que o resultado saia mais profissional do que se tentasses dar um passo maior do que as tuas pernas.
Não confundas “simples” com “fácil” no entanto, um trailer é uma peça de marketing e, quanto mais curta uma chamada de marketing, mais eficazes devem ser as palavras escolhidas. Tens por volta de 1:30 min para cativar o teu público. Cuida bem do roteiro.
Apresenta os elementos principais da história para que o leitor tenha alguma noção do que esperar e lança questões que só podem ser respondidas pelo livro. Frases de efeito cativantes também são uma boa ideia.
Escolhe os teus recursos
É importante escolheres cuidadosamente a fonte da letra a utilizar e também no posicionamento do texto. Evita opções muito comuns ou exageradas. Evita letras como a Comic Sans, por exemplo.
Para encontrares a tua fonte ideal, uma boa ideia é procurar sites especializados onde podes fazer download de pacotes, como o DaFont, onde encontrarás diversas opções organizadas por estilo.
Lembra-te de que o que queres fazer é um vídeo, não um livro. Por isso, exibe pouco texto de cada vez. O ideal seria uma quantidade de palavras um pouco inferior à das legendas. Afinal, a ideia é oferecer destaque e causar impacto, não apenas passar informações.
Na hora de escolher a banda sonora, existem alguns sites que disponibilizam músicas e efeitos sonoros catalogados por estilo, género, entre outros. Algumas opções são pagas como o soundsnap e o 300 Monks, outras são versões gratuitas, por exemplo recursos disponibilizados pela ERTE - https://erte.dge.mec.pt/Conta-nos-uma-historia-recursos-audio . Escolhe faixas com direitos de uso gratuito, caso contrário, terás de comprar os direitos.
A maioria dos book trailers possuem apenas narração escrita, portanto, a presença de um narrador pode ser um grande diferencial no teu trailer.
Algumas pessoas sentem-se confiantes a narrar vocalmente os seus próprios book trailers. Caso tenhas uma boa dicção e uma voz agradável, adequada para o tom almejado no vídeo, esta é uma opção interessante.
No entanto, uma narração mal feita ou gravada com equipamentos de baixa qualidade causará uma sensação de amadorismo no vídeo. Por isso, em geral, é melhor optar por textos ou locutores profissionais.
Torne o ensino mais produtivo, colaborativo e relevante
Tutoriais Microsoft TeamsVamos deixar aqui um conjunto de tutoriais para docentes, alunos e também para os pais sobre o recurso Microsoft Teams.
Agora, um Guia para pais e alunos.
Para criar reuniões:
Vais agora assistir a um tutorial que te vai permitir explorar melhor uma ferramenta digital para criar frisos cronológicos: TIMETOAST
Queres aprender a criar vídeos de uma forma muito simples? Vê esta ferramenta digital chamada
BITEABLE
A aplicação web contempla a criação e edição de turmas: é aqui que se faz a atribuição do cartão ao aluno; uma livraria de questões que vamos criando e que nos permite atribuir às turmas criadas, os relatórios de todas as questões que colocamos e claro, os cartões para imprimir.
Funciona em Android e IOS.

https://localtvwghp.files.wordpress.com/2015/10/ojcbilvdfser9gbl17rjxq.jpg
Pode utilizar o Google Drive para:
- Organizar fotos e vídeos em pastas.
- Manter todos os seus ficheiros num só local.
- Partilhar ou inserir fotos no Documentos, Folhas de cálculo e Apresentações.
- Carregar ou sincronizar ficheiros para vê-los em qualquer lugar.
Tutorial Make Beliefs Comix (criação de bandas desenhadas)
Tutorial Prezi