segunda-feira, 7 de março de 2016

Uma janela para a arte

As educadoras da EB1 do nosso agrupamento estão a abordar as esculturas de Carrazeda de Ansiães com livros, com atividades lúdicas, com pesquisas.... Os alunos estão a conhecer melhor o nosso património arquitetónico de uma forma muito colorida e muito divertida.

sexta-feira, 4 de março de 2016

Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico de Carrazeda de Ansiães

A biblioteca escolar da EB1 do nosso agrupamento acolhe semanalmente a equipa que coordena o projeto "Iniciação à Programação" que têm vindo a desenvolver com os professores titulares de turma e os seus alunos do 3º e 4º ano o projeto-piloto.

                                  
                                   Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico 
A principal finalidade deste projeto-piloto é a de que os alunos não só aprendam a programar mas, ao mesmo tempo, aprendam programando. A programação, para além de desenvolver nos alunos a sua criatividade em ciências da computação, promove uma visão mais alargada dos diferentes usos do computador e contribui para o desenvolvimento do pensamento computacional.





quarta-feira, 2 de março de 2016

Sessão de encerramento e entrega de prémios do Projeto memTUA Escolas

No dia 26 de fevereiro, Carrazeda de Ansiães recebeu alguns dos principais responsáveis pelo arranque e realização do projeto memTUA Escolas nomeadamente o professor Eduardo Beira, a professora Otília Lage, a professora Fernanda Rollo  e o engenheiro Nuno Portal. Este projeto decorreu durante o último ano letivo e reuniu escolas secundárias e profissionais da região nomeadamente:



Todas estas escolas do vale do Tua  ajudaram à recolha de memórias, testemunhos e vivências significativas das populações do vale do Tua, através da realização de entrevistas e respetivas gravações audiovisuais. 
Nesta sessão de encerramento foram apresentados alguns aspetos daquele projeto e foram entregues os prémios de participação e de mérito aos alunos.


Parabéns às nossas vencedoras! 

As 7 escolas envolvidas também receberam um prémio.







Um  quarteto de cordas da Esproarte também enriqueceu a sessão.


Carrazeda de Ansiães apresentou um excelente trabalho. 
Parabéns à Coordenadora do Projeto, a todos os alunos e professores envolvidos e uma palavra de agradecimento a quantos aceitaram ser entrevistados.

terça-feira, 1 de março de 2016

Projeto eTwinning - Vamos festejar a Páscoa juntos

O Projeto eTwiining a nascer e a crescer.
Visitámos a padaria da D. Aninhas e vimos como se faz o Folar da Páscoa. No final, ainda provámos a bola sovada e uns queques ótimos!
Obrigada, D. Aninhas!
Na escola, houve um pequeno lanche com Folar e chá.





 





O Mar Morto

Será que já ouviram falar do Mar Morto?
Se já, com certeza não sabem tudo acerca dele, por isso vamos dar-vos a localização, as suas propriedades e algumas curiosidades.
Este mar localiza-se entre os países de Israel e da Jordânia, no Médio Oriente, local de muitas guerras.
A sua água tem muito sal, que é dez vezes maior que a do nosso Oceano Atlântico. Tem de profundidade trezentos e sete metros, de comprimento cinquenta quilómetros e de largura dezoito.
Nesse lago gigante, os peixes, que vêm do rio Jordão morrem, porque tem muito sal e nenhuma vida é possível nas suas águas. Nesse sítio é mais fácil nadar e boiar. Os homens aproveitam as suas propriedades para tirar sal. Esse mar também é falado muitas vezes na Bíblia.
O Mar Morto é muito interessante, talvez um dia o possamos ir visitar para experimentar a boiar.

Texto informativa
4.º ano turma G

Ação de Formação em Carrazeda de Ansiães




Inscreve-te através do CFAE Tua e Douro Superior (clica aqui)