terça-feira, 18 de outubro de 2011

7 lições para aprender a falar em público


Falar em público é muito mais do que isso. Exige uma preparação prévia. Um trabalho de casa que podes (e deves) fazer, que te vão ajudar em muito a conseguir melhorar a sua performance nesta área. Aprender com coisas feitas no passado, sejam elas erros ou coisas bem feitas, fazem com que melhores no futuro. O objetivo deste artigo passa por fazer com que o aluno tenha uma melhor preparação quando for palestrar. Até porque isso pode tornar-se uma forma de melhorar o seu percurso escolar.

O QUE É MAIS IMPORTANTE: A PREPARAÇÃO OU A PALESTRA EM SI?

A preparação que faz atrair a atenção dos teus ouvintes é a parte mais importante. Tal como disse um treinador de voleibol, “grande parte do sucesso dos meus resultados vem da preparação. A vitória no jogo é apenas uma consequência disso”. Óbvio que existem pessoas com o dom da fala, que nem sequer precisam de se preparar demasiado e o discurso sai fluentemente. Mas mesmo esses precisam de preparar-se, nem que seja um pouco. Ou quem sabe este “dom” não é fruto de muitos anos a praticar e a falar em público? Há pessoas que se preparam muito bem e venceram. Mas nunca conheci quem não se preparasse e fosse o melhor em alguma coisa.

Vamos, então, às sete lições sobre como falar em público:

PEDE INFORMAÇÃO SOBRE O TEU PÚBLICO

Falar com jovens de 15 anos ou para adultos de 40 é completamente diferente. A forma como vai explicar as coisas, os assuntos que vais abordar ou mesmo o modo como vais apresentar os slides têm que ser completamente diferentes. Públicos diferentes, exigências diferentes. Portanto, antes de aceitares alguma proposta pergunta quantas pessoas são inscritas e qual a idade média dos ouvintes. Assim, poder-te-ás preparar da melhor forma para adequar o teu discurso às pessoas que te vão ouvir.

ADAPTA-TE A ELE

Depois de pedires a informação, é importante que adaptes o teu discurso ao género de público que vais falar. Um exemplo é, por exemplo, para um público jovem, a rondar os 19 e os 25 anos. Aqui, terias que evitar alguns assuntos mais aborrecidos e burocráticos por temas mais leves e que facilmente possam chamar a tua atenção. Piadas sobre futebol ou discotecas normalmente costumam funcionar, facilitando que eles “gostem” mais de ti. Mas cuidado com as piadas; estas devem ser bem escolhidas para não te tornares ser alvo de chacota. Ao adaptares-te aos teus ouvintes, passas a falar a língua deles, fazendo com que te considerem um deles. Conseguir que o público sinta que tu os entendes e estás ao lado deles é determinante.

COLOCA-TE POR DENTRO DOS TEMAS ATUAIS

Se está a participar numa palestra é porque possivelmente é dos melhores a falar sobre esse tema. Caso contrário não terias sido convidado. Devido a isso é determinante que domines os temas mais atuais. Mas atenção, refiro-me aos atuais nas duas vertentes: relativas ao tema e relativas ao público que te está a ouvir. Vou dar-te um exemplo: Um palestrante conseguiu chamar a atenção dos seus ouvintes quando falou sobre uma música que está neste momento na moda entre os estudantes. Interligou essa canção com um tema relacionado com o jornalismo. Ao fazer a ligação entre as duas pontes, captou a atenção dos estudantes e transmitiu uma informação importante.

PREPARA O QUE VAIS DIZER

Não precisas de fazer uma lista enorme ou um testamento para depois colocares os olhos focados no papel e leres um texto. Define dez pontos que te possam servir como guia durante a conferência. Assim, evita que andes a pensar sobre o que queres falar enquanto discursas. Um simples olhar sobre a sua folha podem fazer milagres. O mesmo serve para durante o debate. Se reparares que alguns dos outros interveniente faz alguma declaração interessante, aproveita e faz uma nota sobre a mesma. Lembra-te que ligar o que tu dizes ao que a outra pessoa diz ajuda a orientar o ouvinte.

PRESTA ATENÇÃO AOS GESTOS DO PÚBLICO

Há momentos momentos em que o público parece estar a deixar de prestar atenção? Começam a falar entre eles? Olham para o telemóvel ou simplesmente começam a mirar o vazio? Quando essa altura chegar, altera o modo como estás a falar. Muda de assunto ou altera o tom de voz. Não interessa. O público não pode perder um segundo que seja a atenção do que estás a falar. Depois para conseguires recuperá-la demora muito mais tempo.

CUIDADO COM O “EU”

As pessoas estão ali para ouvir as tuas ideias, não o que fazes ou deixas de fazer. Sei que se tu estás ali é porque fizeste algo a mais que a maioria. Foste tu que o fizeste, mas não é sobre isso que deves falar. Explica o teu percurso e os momentos chave que te levaram a atingir esse patamar. Falar constantemente que conseguiste chegar lá, acaba por centrar a conversa na tua pessoa e não no teu tema.

ESCUTA OS OUTROS INTERVENIENTES

Falar exatamente o mesmo que o seu colega que apresentou as suas ideias anteriormente, podem passar uma má imagem tua. Que não prestas atenção ao que os outros dizem e que só pensas em ti. Para conseguir cativar o público precisas contar coisas novas, algo que eles ainda não sabem. É um pormenor com menos importância, mas que se não for cumprido pode arruinar a tua apresentação logo nos primeiros minutos.


Disponível em http://www.escolafreelancer.com/7-licoes-que-aprendi-depois-de-falar-em-publico/

Sem comentários:

Enviar um comentário