terça-feira, 11 de outubro de 2011

MUSEU DA MARIONETA

Visita surpreendente pelos alunos do 6º ano do de Escolas de Carrazeda de Ansiães.

Nos dias 5, 6 e 7 de Outubro de 2011 os alunos do 6º ano realizaram uma viagem a Lisboa no âmbito do Projeto Educativo Europeu “Teatro e Tradições unem a Cultura Europeia”.


Após a chegada à Pousada da Juventude de Lisboa iniciámos o nosso passeio do cidade.

Parámos na rotunda Marquês de Pombal para recordar a ação durante o terramoto de 1755.



Na avenida da liberdade, antigo “passeio público” durante o século XIX, observámos vários edifícios do século XIX e do século XX e vimos as principais diferenças entre eles . Parámos nos restauradores para lembrar o domínio e a Restauração de 1 Dezembro de 1640. Subimos ao miradouro do elevador da Glória e de lá vimos o Castelo de Lisboa, a sé de Lisboa, o rio Tejo, belos palácios, o Rossio e o traçado quadricular da Lisboa Pombalina.








Daqui descemos ao largo Carmo e Chiado onde tirámos fotografias com o poeta Fernando Pessoa.


No largo do Carmo visitamos a igreja ainda mostrando os vestígios do terramoto. Muitos alunos conversaram com o guarda do quartel do Carmo onde se passaram os acontecimentos mais relevantes do 25 de Abril de 1974.






Finalmente atravessámos a Baixa Pombalina e chegamos ao Terreiro do Paço. D. José I no centro da praça orgulhoso da sua obra mostra o esforço que representou a construção da cidade. Aqui comemos e de seguida fomos para o shopping Saldanha.




No dia 6 fomos para o Museu da Marionete onde vimos os diferentes tipos de marionetas e no fim participamos num atelier onde realizamos uma marioneta.








À tarde visitamos o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o padrão dos descobrimentos e ao Centro Cultural de Belém. Aqui alguns alunos “ espreitaram “ a coleção Berardo. Terminamos o dia na pizzahut .

No dia 7 começámos a manhã com a visita à igreja de S. Roque onde apreciamos o Restauro da Capela de S. João , as relíquias dos santos, os mármores embutidos,a talha dourada e os azulejos.Deixamos Lisboa pelas 11 h da manhã.

O que os alunos mais gostaram foi da visita ao Museu da Marioneta e do que menos gostaram foi de andar tanto! A organização e a viagem foram consideradas de muito boas e nunca mais vão esquecer o Museu da Marioneta, o Sentinela do quartel do Carmo, a torre de Belém e o que aprendemos. Valeu a pena.

2 comentários:

  1. O dia da restauração foi 1-12-1640 e não 1-12 1740

    ResponderEliminar
  2. Ainda me lembro dessa visita de estudo , biblioteca, nunca a esquecerei. Momentos memoraveis e visitas a gradáveis !

    ResponderEliminar