A
Biblioteca Escolar convidou alunos e docentes a participar e a festejar o
prazer que a leitura nos pode proporcionar. A leitura é um fator
determinante no desenvolvimento das competências relacionadas com a linguagem,
a escrita, a compreensão e a criatividade. Na promoção da leitura o exemplo dos
pais, dos professores e da comunidade é essencial para que se criem leitores e
que a leitura se torne um hábito no quotidiano.
Contámos com a criatividade e
dinamismo de todos para contagiar os nossos alunos...com bons
momentos de leitura.
A
resposta, a este convite, veio do docente e alunos de Filosofia e Psicologia
B. Tivemos, então, a participação dos
"ilustres filósofos(as)/psicólogos(as)"... livres pensadores,
mentes brilhantes...que se assumem detentores de
sensibilidade/fruição para a leitura, reconhecendo que o carpe diem decorrente
desse ato lhes proporciona prazer estético, emocional, intelectual.....
Com esse intuito, a participação das
"mentes artísticas literárias", materializou-se na identificação de
uma frase/afirmação e respetivo livro (título e autor) que evidenciou
individualmente um significado valorativo (linguístico/escrita;
emotivo/psicológico; de compreensão e criatividade).
Desse modo, foi possível "agitar o discernimento ou maturidade intelectual", incutindo-lhes o "poder" que a leitura lhes pode potenciar, nomeadamente a consciencialização de que as palavras servem para ser utilizadas como um veículo ao serviço da transmissão de pensamentos/sentimentos e/ou conhecimentos, e não como que vazias de conteúdo, pois ninguém pode ler, fazer ou escolher por ninguém/pelo outro" sob a pena de ser alcunhado pelo filósofo Nietzsche de "pessoa fraca, pessoa que faz e diz o que é a vontade dos outros".
Carpe diem
Eis algumas respostas a este convite:
Boa noite professor, envio-lhe uma frase de um livro muito especial que me marcou muito. Até amanhã!
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