quinta-feira, 8 de novembro de 2007

A galinha verde (teatro)

A galinha Verde

Cena I (Em casa da Galinha Verde)

Galinha Verde: - (a cantar) –Varre, varre vassourinha...
Galinha Amarela: - Truz, truz!
G. V: - Bata devagar se não acorda-me os meu filhinhos.
G.A: - Não quer que lhe engome a roupa?
São oito tostões cada peça.
G.V: - Não é preciso, eu mesmo lavo, passo e engomo a minha roupa.
G.A: - Você andou na escola?
G.V: - Sim. Quando era pequena.
Vá-se embora que eu tenho mais que fazer!
(A Galinha Amarela sai muito incomodada)

II cena (Na rua)

G.A: - Veja lá comadre, eu sei que a galinha Verde tem bruxedo.
G.P: - Bruxedo!... Como é que descobriu?
G.A: - Então a amiga já viu uma galinha Verde?
G.P: - De facto é muito esquisito.
G.A: - Vamos fazer queixa à Polícia!
G.P: - Mas... Eu mal posso andar...
GA: - Não seja molengona e venha embora!
(Saíram muito apressadas)

III cena (Na esquadra da Polícia)

Galo Vaidoso: - O que há?
GA: - Saiba o senhor guarda que temos no bairro uma galinha verde.
Galo Vaidoso: - Verde? Nunca vi!
GA: - É preciso correr com ela!
Galo Vaidoso: - Porquê?
GA: - Só pode ser doença ou bruxedo. É muito perigoso!
GP: - Perigo de morte!
Galo Vaidoso: - Huum! Vamos lá ver essa situação...
(Saíram todos)

IV cena ( Na casa da galinha Verde)

GV: - Quem é?
Galo Vaidoso: - Abra a porta em nome da lei.
GV: - Entre. Que querem?
Galo Vaidoso: - Dizem por aí que a senhora tem doença ou bruxedo?
GV: Mas eu estou de perfeita saúde.
GA: - Então porque é que tem as penas verdes?
GV: - Mas eu já alguma vez me meti na sua vida? Já lhe disse se era gorda ou magra, grande ou pequena, feia ou bonita.... Deixem-me sossegada. Bem me basta a minha vida. (começa a chorar)
Galo Vaidoso: (furioso)- A galinha Verde tem razão. Desapareçam daqui suas intrometidas.
(Agora com bons modos) Eu até acho o verde uma cor bonita!

GV: - Senhor guarda, venha ver os meus filhotes e aproveitamos para tomar uma chávena de chá.
Muito bem. Vamos lá ver....
(Saíram os dois abraçados.)

Texto feito pelos alunos da escola do Primeiro Ciclo do Pombal - turma J1 - a partir da história - "A galinha Verde" de Ricardo Alberty. O desenho é do Jorge Esteves do 4.º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário