sexta-feira, 8 de abril de 2011



Concurso de Poesia 2º Ciclo
1º Lugar

Ter asas e voar


Viver com liberdade é tão bom!
Ter asas, imaginar, sonhar
Algo na nossa mente.
Poder ser rainha, rei, príncipe ou princesa.
Ter liberdade para expressar o que sentimos!
Voar, voar e voar
Sem parar.
Pensar no que há para percorrer o mundo.
Poder ver terra, poder ver mar…
E poder ver o céu,
Límpido, azul, com nuvens brancas e fofas
Que nos dizem que não vai chover amanhã.
Ao sentir a liberdade, vemos rostos felizes.
Acordem, afinal estamos a viajar
Num mundo de fantasia!
A liberdade é pura, transparente e verdadeira.
Algo que não mente,
Basta pensar no que está na nossa mente.
Basta imaginar,
Ser…

Marta Magalhães, nº 16, 6º B


2º Lugar

A Hera


Na bonita Primavera
Nasceu uma Hera
Pequenina num canteiro
Tratada por um jardineiro.

A Hera de cabelos verdes
E pezinhos de veludo avermelhado
Trepa pelo muro acima,
Espalhando-se por todo o lado.

O jardineiro muito feliz
Por ver o fruto do seu trabalho
Deixa cair uma lágrima do olho
Que mais parece uma gota de orvalho.



Maria Francisca Carvalho, nº 15, 6º B


Concurso de poesia - 3º ciclo
1º Lugar


Ser um poeta
Aos poetas
Ser poeta é viver de um verso.
Ser poeta é procurar rima num perdão.
É perder-se no raciocínio disperso.
É levar a quadra no coração.

Uns dizem : “ser poeta é rimar”,
outros dizem : “rimar é ser poeta”.
Nego… é algo de especial.
Ser poeta é adicionar às palavras
encanto sentimental.

O terno poema é de todo emocionante!
Gela o fogo, abraça fulgor apaixonante.
Faz corar o gelo, faz do forte delicado…
O poema é deveras desesperante.

Um poeta ama tudo o que não é dele,
ama tudo o que há nesta esfera…
E envolve a misteriosa Natureza
num papel repleto de Primavera.

E com o suor do Sol ardente,
chora palavras de tristeza…
O poeta respira a saudade.
É um perdido abandonado…
Expira o perfume da ansiedade.

Ser poeta é ser tortura, é ser alado…
Sempre posto de lado,
poeta continua sereno e iludido…
Poeta é a paixão escondida.

Mas o poeta é pobre, não é amado,
Pois é magoado com palavras tristes
Que o perfuram como punhais.


O poeta procura um abraço
E os braços que encontra,
Não são reais…


Ele proclama seus versos
Usando gestos graciosos,
Procura uma mão no vazio,
Procura uns braços carinhosos.

Ele aprende a escutar
o som dos lamentos, o som da paixão,
busca em ouvir o embalo do sonhar,
procura ouvir o som
das feridas em seu peito
que demoram a sarar.

O poeta olha a luz do sol poente
e espera até escurecer.
Desliza os seus dedos suavemente, perdidamente
no luar do anoitecer.

Ser poeta é sofrer poemas
Ser poeta é abraçar com as mãos o mundo
E descrever o pensamento oculto.

Ser poeta é alimentar o sonho mais profundo.
E enquanto os outros têm inveja,
o poeta vive dos seus sonhos,

E enquanto ele escreve e deseja,
os outros é que caem no abandono.

Ser poeta é ser humano,
o poeta chora, respira, ama…
Contudo, ele é o mais destinado
a viver num trágico drama…
E então revoltado, eu grito:

EU SOU POETA!
EU SOU DESTE PLANETA!


2º Lugar
Sem tema

Tenho de fazer um poema
Muito bem elaborado
Para ganhar o concurso
E ser muito elogiado.

Faço um poema de amor?
Um poema de amizade?
Ou falo da minha escola
E da sua qualidade?

Não tenho tema,
Não sei o que hei-de abordar!
O que hei-de fazer
Para o meu poema realizar?

Continuo a pensar
Mas está complicado.
Por este andar não consigo fazer
O que me foi solicitado.

Mas o que vejo
depois do meu palavreado?
Um lindo poema
E muito engraçado.

Espero que gostem dele
Mesmo sem tema e sem nada
Que ganhe o concurso
E que fique toda a gente admirada.

Joana Isabel Samões, nº 13, 7ºA


Concurso de Poesia
Ensino Secundário

1º Lugar

Desespero

Um dia inteiro sem ti,
É o mesmo que uma vida de solidão…
Como posso viver, se não te vi
Nem um único segundo no meu coração!

Tamanha dor que senti nesse dia
Jamais pretendo voltar a sentir…
Cheguei a pensar que te perdia
Chegando mesmo ao ponto de cair.

Caí na dor e na escuridão,
Caí no desespero e na loucura,
Ficando apenas na solidão
De uma vida cheia de amargura.

Acabei por partir sem te ver,
Agora tenho pena de não ter tido
A força para te conhecer…
E fui-me sem sequer ter vivido.

Bruno Ferreira, CPTGPSI 2


2º Lugar

Nós


Nesta vida triste e amargurada,
Num país de decadência,
Só me apetece correr o governo à chapada,
Antes de irmos todos à falência.

O futebol está uma desgraça,
Cada vez há mais corrupção,
Pancada nos túneis e na praça,
Mas no fim ninguém tem razão.

O pingo doce passa o mesmo anúncio o ano inteiro,
Sem talões nem promoções,
Os clientes gastam cada vez mais dinheiro,
Qualquer dia gastam-no sem razões.

Há aqueles que fazem o secundário em meses
E os que passam anos a estudar,
Há aqueles que só lá vão às vezes
E há aqueles que não podem porque têm de trabalhar!

Francisco Silva, CPTGPSI 2

1 comentário:

  1. Passei aqui por acaso, num retorno a minha meninice, fiquei bem impressionado com os poemas das nossas criancas.
    Acheio-os, maduros e coerentes, cheios de sonhos e esperancas.
    Revi-me no meu passado.
    Mas foi muito bom, ver a esperanca de um mundo melhor, nas letras juntas por essas criancas.
    Bem hajam, com muito carinho
    Manuel

    ResponderEliminar