sexta-feira, 22 de abril de 2016

Uma visita à feira


            O Pré-Escolar e o Primeiro Ciclo da Escola Básica de Carrazeda de Ansiães fizeram uma visita à feira, no dia 20 de abril de 2016, porque estava no seu Plano Anual de Atividades.
            Saímos da escola a pé e em fila indiana até ao recinto da feira, que fica a pouco mais de quinhentos metros. Atravessámos sempre nas passadeiras, onde estava um adulto a fazer parar as viaturas.
            Quando chegámos ao local, parecia uma grande confusão, mas depressa vimos que tudo tinha o seu lugar.
Começámos por ver as plantas de viveiro, que tinham uma etiqueta que mostrava o nome e as imagens dos frutos: oliveira, macieira, pereira, videira, laranjeira, cerejeira, quivi, etc.
De seguida damos uma volta por todo lado e vimos as barracas do vestuário (calças, meias, vestidos, boxers…), dos sapatos, dos brinquedos, dos utensílios agrícolas (enxadas, sachos, albardas…), das ferragens (facas, navalhas, grelhas, tenazes…). Vendiam-se também bancos, masseiras, ratoeiras, vassouras, cestas…
Fora do recinto, observámos uma carrinha de frutas. O senhor vendedor deu-nos uma maçã a cada um. Também havia fumeiro, queijo, bacalhau, presunto, animais vivos (coelhos, pintainhos, galinhas, perus, patos, codornizes…). Vimos ainda os vendedores de fruta, hortaliças e feijões. Todos prestámos atenção aos preços, às balanças e às medidas.
Esta visita acabou rapidamente, mas foi muito interessante e divertida, apesar de alguns de nós não prestassem a devida atenção. Ficámos a saber que esta é a segunda feira mais antiga do distrito de Bragança.

Texto coletivo 4.º G

Sem comentários:

Enviar um comentário