quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Chocolate Quente à moda de D. João V

O Grupo de História preparou a atividade "Chocolate Quente à moda de D. João V" que decorreu  na biblioteca no final do 1º período. Alunos do 3º ano de escolaridade assistiram e participaram com muito entusiasmo nesta sessão que os levou ao reinado do “MAGNÂNIMO". Abordou-se a forma como vivia a sociedade portuguesa no tempo de D. João V, com muito luxo e ostentação. Este monarca tornou-se num rei muito rico e poderoso e os alunos aprenderam os usos e costumes daquela época.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_V_de_Portugal#/media/File:D._Jo%C3%A3o_V_(1689-1750)_Hd.jpg

Para que ficassem seduzidos pelo seu poder promoveu na sua corte festas magníficas em que ele ocupava sempre um papel de destaque.  Na corte do rei, as festas eram constantes e diversas: bailes, ópera, concertos, teatro, sessões de poesia, jogos de salão e grandiosos banquetes. Era habitual servir quarenta ou mais pratos e à sobremesa, os doces já feitos com açúcar, eram muito variados.
O café, o chá, o chocolate, bebidas ainda raras, bem como o vinho do Porto já muito apreciado no estrangeiro, davam uma nota de requinte a estes banquetes. Estes eram servidos em peças de ouro, prata e porcelana, por uma multidão de criados fardados.

http://dchspovoacao.no.sapo.pt/webquests/hist_geo_pt/Cabecinha.htm









Naquele dia, não se bebeu chocolate quente em chávenas valiosas mas todos puderam apreciar esta iguaria. Foi delicioso!

Sem comentários:

Enviar um comentário